A Apple lançou o recurso ‘Tap To Pay’, permitindo que iPhones funcionem como maquininhas de cartão, aceitando pagamentos por aproximação. Esse movimento ocorre após o lançamento do Google Tap pelo Android no Brasil, que já está ganhando popularidade. Empresas de adquirência desenvolveram aplicativos para o Google Tap, como o Point Tap do Mercado Pago, TapTon da Ton (Stone) e Cielo Tap da Cielo.
Essa tecnologia, conhecida como ‘Tap on phone’, pode causar mudanças significativas no setor de adquirência, tornando as empresas de maquininhas em empresas de software, eliminando a necessidade de distribuição física de maquininhas e seus custos associados.
A primeira empresa a adotar o Tap to Pay no Brasil será a CloudWalk, que atualizou seu aplicativo InfinitePay para permitir pagamentos com iPhones. Outras empresas como Granito, Nubank, Stone e SumUp também estão trabalhando em aplicativos semelhantes.
Embora a penetração do iPhone no Brasil seja baixa, especialmente entre pequenos comerciantes, a tecnologia pode ser relevante para empreendedores que desejam evitar custos de aluguel ou compra de maquininhas. No entanto, as taxas de transação permanecerão semelhantes às das maquininhas. Apesar do potencial da tecnologia, sua adesão no Brasil é vista com ceticismo, devido à baixa penetração do iPhone no país. No entanto, a Apple afirma que o recurso está disponível em iPhones XS ou posteriores com a versão mais recente do iOS. O Brasil é o sexto país a receber essa tecnologia, após os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Holanda e Taiwan